Governança

No Brasil, o trabalho da Alianza del Pastizal ganhou um arranjo multi-institucional envolvendo a Sociedade para Conservação das Aves no Brasil (SAVE Brasil), o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), a Cooperativa de Crédito Sicredi (SICREDI), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Sindicatos de Produtores Rurais parceiros da iniciativa. Juntos, desenvolvem o projeto “Conservação da biodiversidade aliada à produção agropecuária no Bioma Pampa”.

Esse projeto possibilitou ações de capacitação e assistência técnica aos produtores membros, bem como linha de crédito com incentivo financeiro não reembolsável aos produtores. Também oportunizou a confecção de um sistema de certificação e gestão das fazendas certificadas.

Nesses últimos dois anos, a adesão voluntária de produtores rurais à Alianza del Pastizal cresceu mais de 100%, passando de 116 para aproximadamente 240 propriedades certificadas. Os produtores membros têm a oportunidade de participar de um programa de carne certificada com bonificação direta na venda de animais à indústria, remates exclusivos com agregação de valor em categorias de fêmeas, entre outros benefícios.

mesa diretiva