top of page
Certificações
Certificações
A solicitação para entrar para o quadro de membros da Alianza del Pastizal é livre e sem custos para o produtor rural que possui sua propriedade dentro dos limites do bioma Pampa. Para realizar essa solicitação é necessário preencher o formulário digital abaixo:
Etapas da Certificação:
Confira os pré-requisitos para a para a certificação:
50% da área da propriedade com campo nativo
Sistema livre de confinamento
Suplementação até 30% da dieta
Condições de bem estar animal
Depois de preenchido o formulário será selecionado um técnico certificador da Alianza del Pastizal para uma visita de avaliação da propriedade. Realizada a visita e recolhido os documentos necessários o técnico confecciona um mapa da propriedade e encaminha ao coordenador da Alianza junto a todos documentos.
O Coordenador corrige a certificação e gera um extrato, que é o resumo das informações, esse extrato é enviado ao produtor e técnico certificador para a assinatura.Assinado o extrato, o produtor passa a fazer parte do quadro de membros Alianza del Pastizal.
Importância da Alianza
Atualmente com 290 membros, a Alianza del Pastizal atua em conjunto com os produtores, que conservam um total de 158.236 ha de campos nativos em 38 municípios, sendo que a área total do quadro de membros atual chega a 215.958 ha, ou seja, na média 73% da área total é conservada com campos nativos do Pampa.
Remates
Remates
A Alianza del Pastizal realiza uma vez por ano um Remate de gado geral das propriedades Certificadas. O Remate tem por objetivo valorizar a produção dos membros que tem sistema de cria e recria, mostrando a qualidade e rusticidade dos animais produzidos em suas propriedades com base no campo nativo.
IMG_4507
IMG_4505
IMG_4510
IMG_4507
1/47
Boas práticas
de produção
Boas práticas de Produção
Em construção...
Apoio a pesquisas
Apoio a pesqusa
A Alianza del Pastizal por meio de parcerias via universidades e centros de pesquisas apoia o desenvolvimento de pesquisas relacionadas com a missão da Alianza.
Tese: Melhoramento de Pastagens Naturais do Bioma Pampa: Implicações nos Atributos Químicos do Solo, Produção E Composição Botânica Da Forragem
O objetivo do trabalho é definir quais os atributos do solo e estratégias de melhoramento de campo nativo (calagem, fertilização e sobressemeadura de espécies) que propiciam os melhores resultados em produção anual de forragem e os maiores incrementos dos estoques de C do solo de acordo com as distintas características edafoclimáticas do bioma pampa. O estudo está sendo desenvolvido em cinco propriedades rurais membras da Alianza del Pastizal nos municípios de Piratini, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Pedro do Sul. Em cada propriedade rural, são testados dois ou três ambientes de produção, sendo: campo nativo sem melhoramento, campo nativo melhorado e campo nativo melhorado de longo prazo.
Os resultados obtidos no presente estudo servirão de material base para a tomada de decisão em referência as práticas de manejo de campo nativo mais adequadas de serem utilizadas nas diferentes regiões do Bioma Pampa. As práticas de calagem, adubação e sobressemeadura de espécies permitem além de aumentar os níveis de fertilidade do solo, e por consequência a produção de forragem para os animais, propiciar maiores aportes de carbono no sistema, além de garantir uma maior lucratividade dos sistemas pecuárias que tem por base forrageira os campos nativos do bioma Pampa. Até o presente momento, os trabalhos envolvendo essas práticas se delimitaram a experimentos de curta duração e em um único local do bioma, impossibilitando uma visão sistêmica dos seus benefícios, bem como as particularidades de cada prática dentro de propriedades rurais.
Difusão de
conhecimento
Difusão deConhecimento
Dia-de-campo/Unidades demonstrativas
Uma das formas de difusão de tecnologias do manejo e melhoramento de campo nativo é a realização de dias de campo em propriedades Alianza del Pastizal. São definidas propriedades que venham desenvolvendo um bom trabalho no manejo de seus campos nativos, aliando produção pecuária e conservação destas pastagens nativas e sua biodiversidade.
Esses dias de campo ocorrem em diferentes regiões do bioma Pampa com objetivo de demonstrar diferentes realidades de solos, relevos e composição florística dos campos.
No dia de campo é realizado uma palestra técnica sobre as tecnologias de manejo e melhoramento de campo nativo e se apresenta os dados técnicos e econômicos do sistema de produção da propriedade.
Eventos técnicos frequentes
Encuentro de ganaderos e outros
O Encuentro de Ganaderos é um evento que reúne produtores e técnicos dos quatro países integrantes da Alianza del Pastizal. Ocorre itinerante um ano em cada país (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai).
No evento são debatidos temas técnicos de manejo e melhoramento de campo nativo, aliado a conservação da Biodiversidade do Pampa. O evento sempre ocorre em dois dias, no primeiro dia realiza-se programação de palestras e no segundo saída a campo para visualização prática dos temas debatidos, além de realização de observação de aves.
Consultoria individual:
como funciona, como obter
As consultorias individuais da Alianza del Pastizal são executadas sempre via parcerias ou projetos em execução. Atualmente temos 63 propriedades atendidas via projeto Pró Apa-Sustentável com viés de controle de Capim-annoni e Javali e 65 propriedades recebendo atendimentos via convênio "Pecuária Competitiva Conservando o Pampa" via parceria da Alianza del Pastizal com BRDE e SEBRAE/RS.
Levantamento
de avifauna
Levamtameto de avifauna
Aves como bioindicadores da conservação do campo nativo
Quão saudável está uma área de campo nativo e qual a contribuição de uma propriedade rural para a conservação dos campos naturais? As aves podem ajudar a responder a essas perguntas e este é o principal objetivo dos levantamentos de avifauna que vêm sendo realizados em propriedades parceiras da Alianza del Pastizal desde 2014.
As aves apresentam grande diversidade de espécies, são abundantes, ocupam uma ampla variedade de ambientes e são relativamente fáceis de serem detectadas e identificadas. Além disso, muitas possuem necessidades ecológicas específicas, são sensíveis a alterações no ambiente e estão em declínio devido à perda de habitat. Por essas razões, o conjunto das aves de uma determinada área é um excelente indicador da qualidade e da saúde do ambiente.
Em ecossistemas de campo nativo, o manejo pastoril é o principal fator que contribui para a diversidade da avifauna. Quanto mais variado o manejo, tanto mais heterogêneo o ambiente e tanto maior o potencial da propriedade para a conservação das aves. E se as aves estão bem, é sinal de que muitos outros elementos da biodiversidade também estão presentes, juntamente com seus serviços e benefícios.
Levantamento de Avifauna
65 propriedades certificadas já foram monitoradas
(62.000 ha)
283 espécies registradas, das quais 84 são campestres
esse total corresponde a 84% das espécies de aves campestres que ocorrem regularmente no Brasi
20 das 29 espécies de aves ameaçadas ou quase ameaçadas de extinção em escala global e/ou regional.
Parceria com a Revista
Campo Nativo & Pastagens
Parceria Revista Campo Nativo & Pastagens
Clique nas capas das revistas para fazer o download:
Publicações
Publicações
Vídeos
Materiais para download
Clique nas capas das revistas para fazer o download:
Os Campos do Sul
Guia Prático de Preveção e Controle do Capim-annoni no Pampa
Manual de Calagem e Adubação
Guia prático de Manejo com Jaulas para porcos Asselvajados
Campos Sulinos
Boletim Nativão: + de 30 anos de pesquisa
Palestras Estratégias de Controle Annoni
Agonia do Pampa
Compilado Momento Campo Nativo_GPEP UFRGS
Nosso Pampa Desconhecido
Guia para Reconhecimento de Espécies dos Campos Suínos
Guia para o Produtor Rural
Método Integrado de Recuperação de Pastagens
bottom of page